sexta-feira, 30 de setembro de 2011

30 de Setembro , Dia de Xangô ,

Olorum gera tudo em Si, e uma de Suas gerações é a Justiça Divina, que dá o devido equilíbrio a tudo o que gera. Essa Sua qualidade equilibradora está em tudo e em todos, e mantém toda a criação divina em equilíbrio e harmonia, dando a tudo um ponto de equilíbrio. Olorum gerou nessa Sua qualidade equilibradora de tudo e de todos, uma divindade que é em si mesma o equilíbrio divino que dá sustentação a tudo o que existe, tanto animado quanto inanimado, surgindo o Trono da Justiça Divina, divindade unigênita porque é o Orixá do equilíbrio, da razão e do juízo divino. Deus é justo e tudo o que gera, gera com equilíbrio, pois tudo atende a uma vontade Sua, às Suas criaturas, espécies e seres.E Xangô, o Orixá da Justiça, independe de nossa vontade para atuar sobre nós, já que ele é em si mesmo essa qualidade equilibradora do nosso Divino Criador. Xangô, por ser unigênito e ter sido gerado em Deus, é em si mesmo a Justiça Divina que purifica nossos sentimentos com sua irradiação incandescente, abrasadora e consumidora das emotividades. Mas Xangô, enquanto qualidade divina, está na própria gênese das coisas como a força coesiva que dá sustentação à forma que cada agregado assume, ou seja, ele está na natureza das coisas como o próprio equilíbrio, pois só assim elas não deixam de ser como são. Ele tanto é o ponto de equilíbrio que dá sustentação à estrutura atômica de um átomo, como é a força que dá estabilidade ao universo e a tudo o que nele existe., seja animado ou inanimado. Xangô também gera em si a qualidade onde foi gerado. Mas ele também gera de si essa sua qualidade equilibradora e a transmite a tudo e a todos.Quem absorvê-la, torna-se racional, ajuizado e ótimo equilibrador, tanto dos que vivem à sua volta como do próprio meio em que vive. Um juiz é um exemplo bem característico dessa qualidade equilibradora irradiada por Xangô, e não importa que o juiz seja um “filho” de outro Orixá, pois a manifestará naturalmente, já que a justiça humana é a concretização da Justiça Divina no plano material. Um juiz não consegue dissociar-se da qualidade da Justiça, à qual serve com toda a sua capacidade mental e intelectual, mas nunca emotivamente, pois é um racionalista nato. Esta qualidade equilibradora está presente em todos os processos divinos (criação e geração). Por isso, assim que algo alcança seu ponto de equilíbrio, o processo criador ou gerador é paralisado e o que foi criado ou gerado estabiliza-se e adquire uma definição só sua que o qualificará dali em diante.Com isto explicado, podemos entender a importância que tem essa qualidade divina, que na Umbanda a vemos nos procedimentos retos, justos e ajuizados dos caboclos de Xangô. Por isso, quando evocamos a presença dele, só o fazemos se for para devolver o equilíbrio e a razão aos seres e procedimentos desequilibrados e emocionados, ou para clamar pela Justiça Divina, que atuará em nossa vida anulando demandas cármicas, magias negras, etc., devolvendo-nos a paz, harmonia e equilíbrio mental, emocional, racional e até nossa saúde, pois para estarmos saudáveis, devemos estar em equilíbrio vibratório também no corpo físico. Observem que o equilíbrio proporcionado por Xangô não se limita só a um aspecto de nossa vida, já que ele, enquanto qualidade equilibradora, está em todos. Xangô é o Trono de Deus gerador e irradiador do fator equilibrador, mas o limitamos quando deixamos de recorrer a ele para ajudar-nos em todos os aspectos e só o fazemos para anular demanda ou impor a Justiça Divina na vida dos seres desequilibrados.
 Oferenda: velas brancas, vermelhas e marrom; cerveja escura, vinho tinto doce e licor de ambrósia; flores diversas, tudo depositado em uma cachoeira, montanha ou pedreira.


Pai Rubens Saraceni.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O batismo na Umbanda...


Olá, nós, donas do blog, fomos batizadas essa terça-feira, na nossa tenda. Queriamos compatilhar com vocês que foi um momento único, maravilhoso. Totalmente emocionante e com uma vibração de felicidade intensa. Super recomendamos, é totalmente maravilhoso entrar de cabeça na nossa religião e ser acolhida por nossos Orixás padrinhos.
Vou falar pra vocês aqui um pouquinho a importância dele, Ok?!

"É realizado para revestir o espírito e o mental do Ser com uma aura protetora semelhante a proteção divina que o espírito recebe ao reencarnar. É a “entrada” do espírito na dimensão religiosa da Umbanda, é quando o médium se torna Filho de Olorum e seguidor de Pai Oxalá, passando a fazer parte de seu “exército branco”.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Salve dia 27 de Setembro! Salve as crianças.

O que são essas crianças que nos chama tanta atenção, cheias de mistérios e luz?

São espíritos que já estiveram encarnados na terra e que optaram por continuar sua evolução espiritual através da prática de caridade, incorporando em médiuns da Umbanda. Na sua maioria, foram espíritos que desencarnaram com pouca idade (terrena), por isso trazem características de sua última encarnação, como o trejeito e a fala de criança, o gosto por brinquedos e doces. Assim como todos os servidores dos Orixás, elas também tem funções bem específicas, e a principal delas é a de mensageiro dos Orixás. As Crianças da Umbanda tem os nomes relacionados normalmente a nomes comums tais como: Joaninha, Cosme, Mariazinha, Zezinho, Damião, Pedrinho, Doum, Tupiaçuzinho, Crispim, Luluzinha, Chiquinho, Crispiniano, Aninha, Juquinha.
Com Criança tudo pode acontecer. Quando incorporadas num médium, gostam de brincar, correr e fazer brincadeiras (arte) como qualquer criança. É necessária muita concentração do médium (consciente), para não deixar que estas brincadeiras atrapalhem na mensagem a ser transmitida. Os “meninos” são em sua maioria mais bagunceiros, enquanto que as “meninas” são mais quietas e calminhas. Alguns deles incorporam pulando e gritando, outros descem chorando, outros estão sempre com fome, etc… A Falange das Crianças é uma das poucas falanges que consegue dominar a magia. Embora as crianças brinquem, dancem e cantem, exigem respeito para o seu trabalho, pois atrás dessa vibração infantil, se escondem espíritos de extraordinários conhecimentos. Imaginem uma criança com menos de sete anos possuir a experiência e a vivência de um homem velho. A entidade conhecida na umbanda por “Erê “ é assim. Faz tipo de criança, pedindo como material de trabalho chupetas, bonecas, bolinhas de gude, doces, balas e o refrigerante ( a famosa água de bolinhas ) e trata a todos por Tio e Vô. OsErês são, via de regra, responsáveis pela limpeza espiritual do terreiro. Segundo a lenda africana, os Orixás-Crianças são filhos de Iemanjá, a rainha das águas e de Oxalá, o pai de toda a Criação. São a alegria que contagia a Umbanda; são a pureza, a inocência e, por isso mesmo, os detentores da verdadeira magia, extremamente respeitados pelos Caboclos e pelos Pretos-Velhos. Uma característica marcante na Umbanda em relação às representações de São Cosme e São Damião é que junto aos dois santos católicos aparece uma criancinha vestida igual a eles. Essa criança é chamada de Doúm ou Idowu, que personifica as crianças com idade de até sete (7) anos, sendo ele o protector das crianças nessa faixa de idade.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Tenda de Umbanda Divindades de Olorum

FESTA DE COSME E DAMIÃO 

Dia: 27 de setembro ás 19 h. Senador Feijó, 504 - Vila Mathias. Santos-SP. 

Contamos com a sua presença e com sua contribuição para fazermos uma grande festa para essas crianças que encantam a nossa amada Umbanda. Pedimos a colaboração de vocês se possível com doces e brinquedos. Quem puder é so comparecer na Tenda, deixar um comentário ou entrar em contato pelo nosso e-mail: oqueeumbandaparavoce@hotmail.com. 
Agradecemos a todos desde já. Axé.

Egunitá ...


Orixá feminina, Egunitá é nossa amada Mãe da Purificação, forma com Xangô um par puro do Fogo e da Justiça, com Ogum forma um par misto e polarizado da Lei e da Justiça. É o fogo que purifica os sentimentos desvirtuados, consumidora dos vícios e desequilíbrios; consome as energias dos seres fanáticos, apaixonados e emocionalmente desequilibrados.
Cósmica é sempre ativa e atuante, freqüentemente evocada no combate ás “magias negras” (ativadas contra as pessoas, suas moradas e templos), sua ação é fulminante, enquanto energia é abrasadora e consumidora das concentrações energéticas negativas dos mais variados tipos, como formas pensamento, miasmas e larvas astrais, no sentido da Vida da Lei e da Criação sua presença é temida aos devedores da Lei, que tem em suas falanges de auxiliares, que conta entre eles também milhares e milhares de guerreiras da luz portadoras de espadas flamejantes, poderosos(as) instrumentos no combate as trevas da ignorância.
Da África ela aparece como uma das qualidades de Iansã, mas é em si uma Divindade de mesmo nível, é Orixá. Na Índia foi há milênios, e ainda é, cultuada como Kalí, a Deidade da “Destruição”, com seus quatro braços simbolizando suas qualidades, ela reina acima do mal fazendo demônios parecerem pequenos ignorantes perante sua fúria frente a maldade contra a humanidade. Mesmo aqueles que não a conhecem saibam que ela os conhece e os tem como filhos, se estiverem passando por dificuldades, diante da maldade gratuita, com certeza esta Mãe pode ajuda-los...Aceita velas laranja e palmas vermelhas, tem nas linhas auxiliares da esquerda a Pomba Gira do Fogo como uma de suas guardiãs trabalhando para as linhas de Umbanda.
Que sua presença e força se faça a todos aqueles que dela necessitam.
Salve Egunitá, Salve Senhora do Fogo e da Purificação!!!
Kali-yê...Mãe Amada...
Este texto tem como bibliografia os livros “Código de Umbanda” e “Gênese de Umbanda” ambos do Médium Rubens Saraceni.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

CIGANOS – TENTANDO DESMISTIFICAR.



POVO ORIENTE: é uma Falange em grande ascensão dentro da Umbanda, chegando aos Terreiros na vibração de Xangô, normalmente conhecidos como mentores são Mestres de povos do oriente com grande desenvolvimento espiritual e conhecimento profundo de vários assuntos. São muito cultos e responsáveis, de poucas palavras e muito trabalho. Apresentam-se de forma humilde e simples, não necessitando de nenhum tipo de oferenda além da fé e da dedicação de seus aparelhos, além de exigirem o cumprimento de regras básicas para uma melhor interpenetração de energias com seus médiuns. Têm uma vibração extremamente sutil. E esperam que seus médiuns cumpram sua parte no que se refere ao preparo correto para trabalhar com suas energias. Trabalham mais pela irradiação do que pela incorporação propriamente dita.
CIGANOS DO ORIENTE: composta por aqueles que em encarnações anteriores tiveram grande conhecimento da espititualidade e de magia, a maioria encarnou entre o Povo Cigano e de tal povo preferiram guardar a imagem com a qual aparecem para nós. Em geral denominam-se Ciganos do Oriente, para situarem de onde vêm, pois viveram no antigo oriente médio ou no extremo oriente. São mais antigos, lembram-se de tempos mais remotos em que foram conhecedores do poder e da magia dos antigos templos.Não são tão sutis quanto o Povo do Oriente, mas também não são tão mundanos quanto os Ciganos (europeus, apenas para explicar). Levam tudo muito à sério, mas também são alegres, gostam de cantorias , bebem licores,vinho branco,chás de frutas, alguns fumam outros não, “Comem” (oferendas) comidas ciganas e muitas frutas e frutos da terra.Gostam muito de flores em suas oferendas e trabalham com cristais, cromoterapia, numerologia, astrologia,limpezas de aura, uso dos chacras, fluidoterapia, fluidificação de água com fins curativos, aromoterapia, tarot, e outros jogos e magias de seu conhecimento.Gostam muito de trabalhar com a cura física e com a doutrinação que cura espiritualmente.
CIGANOS: Povo nômade com grande conhecimento de magia , muito alegre, dançante, raça que tem conhecimento de muitos povos justamente por sua origem nômade e sua capacidade de num só tempo cultivar suas tradições e adaptar-se a novos lugares e costumes. Ao contrário dos Ciganos do Oriente, não passaram suas vidas no oriente, e sim em andanças pela Europa e alguns países do Oriente próximo , alguns poucos passaram pela Ásia, na altura da Índia, mas em geral vêm da Europa, e dos países da antiga cortina de ferro. Trabalham muito com magia do amor e de prosperidade. Bebem, fumam, e seu cardápio inclui as comidas ciganas tradicionais, frutos e frutas. Jogam cartas , lêem mãos São devotos de Santa Sara Kali.
POMBAGIRAS CIGANAS/ EXÚ CIGANO: Não são , em geral ciganos de origem , tornam-se “ciganos” em função do seu modo de vida que levaram e/ou porque buscam o conhecimento da magia cigana para trabalharem, ou porque em algum tempo em suas vidas passadas conviveram com esse povo e dele adquiriram alguns hábitos, mas podemos encontrar entre estes ciganos, pois como em qualquer povo existe a necessidade de resgate de suas faltas. Podemos encontrar também entre a malandragem alguns espíritos de ex-ciganos que reencarnaram e se tornaram Malandros ( nem todos os Malandros se enquadram nesta afirmativa).

Ori Babá!

A importância da educação mediúnica Mitos e Preconceitos


 “Desenvolver a mediunidade não significa dar algo a quem não está habilitado para recebê-lo, mas sim, em habilitar alguém a assumir conscientemente o Dom com o qual foi ungido. Ao contrário do que apregoam, mediunidade não é punição, e sim benção divina, concedida ao espírito no momento em que encarna.”
A educação mediúnica é de suma importância para quem realiza práticas magísticas ou religiosas de fundo espiritual, espiritualista ou espiritualizador.
Quando alguém adentrar pela primeira vez num templo de Umbanda, notará que os praticantes fazem certas saudações rituais de significado ou valor por eles desconhecidos. O comportamento exterior dos praticantes se altera, eles se tornam diferentes dentro do recinto consagrado às práticas religiosas.
Tudo isto faz parte de educação mediúnica e os comportamentos têm de estar afinizados com o que se realiza dentro de um espaço consagrado.
Mas até aqui, ainda estamos abordando aspectos exteriores da formação religiosa, pois ao nos voltarmos para o interior dela, deparamo-nos com a educação mediúnica. Para colocar o médium em sintonia com o mundo invisível, cria-se toda uma pré-disposição às manifestações espirituais e aos rituais magísticos.
A educação mediúnica é muito importante, pois só se reeducando internamente um médium alcança níveis vibratórios mentais e conscienciais que lhe facultam os níveis espirituais superiores a sintonização mental com seu mestre individual a neutralização de possíveis vícios antagônicos (fumo e álcool, utilizados nos trabalhos) com as práticas religiosas e a compreensão ou percepção do que está acontecendo à sua volta, mas que não está visível, assim como do que está acontecendo dentro de seu campo mediúnico. Quando bem educado mediunicamente, sua sensitividade é capaz de identificar presenças positivas ou negativas que adentram em seus limites vibratórios.
Aí temos em poucas linhas, um apanhado de como a boa educação mediúnica auxilia os praticantes ou médiuns.
Mitos
Os mitos sempre têm um pouco de verdade e um pouco de fantasia.
É comum dizer-se que quem desenvolve sua mediunidade torna-se mais capaz do que aquele que não a desenvolve. Isto é uma verdade somente se aquele que se desenvolveu mediunicamente também compreendeu os compromissos que assumiu. Mas é pura fantasia se ele nada entendeu sobre seus compromissos.  Uma vez que  adquiriu um poder relativo,  começa a se chocar com um poder absoluto, que é a Lei de Ação e Reação; assim, sua suposta superioridade logo o lança em um sensível abismo consciencial.
Portanto, quando o assunto é mediunidade, todo cuidado é pouco e toda precaução não é o suficiente, se não estiver presente uma forte dose de humildade e compreensão de que um médium não é um  fim em si mesmo, mas sim  tão somente um meio.
Preconceitos
Muitos são os preconceitos quanto à educação mediúnica. Muitas pessoas temem certas inverdades  divulgadas à solapa por desconhecedores das religiões espiritualistas.
Vamos a algumas colocações correntes que pululam no meio religioso:
·        a mediunidade é uma provação purgatória;
·        a mediunidade é uma punição cármica;
·        a mediunidade escraviza os médiuns;
·        a mediunidade limita o ser.
Comecemos por desmentir estas colocações negativas:
1 – mediunidade não é uma provação purgatória, mas sim uma provação Divina e um Dom que aflorou no ser que alcançou uma certa etapa evolutiva e assumiu um compromisso no plano astral antes de encarnar. Se bem desenvolvida, irá acelerar sua evolução espiritual;
2 – não é uma punição cármica, mas sim um ótimo recurso que a Lei nos facultou para nos harmonizarmos com nossas ligações ancestrais;
3 – não escraviza o médium, apenas exige dele uma conduta em acordo com o que esperam os espíritos que através dele atuam no plano material para socorrer os encarnados necessitados tanto de amparo espiritual quanto de uma palavra de consolo, conforto ou esclarecimento;
4 – não limita o ser, pois é um sacerdócio. E, ou é entendida como tal ou de nada adianta alguém ser médium e não assumir conscientemente sua mediunidade;
Para concluir, podemos dizer que a mediunidade, por ser um Dom, tem de ser praticada com fé, amor e caridade. Só assim nos mostramos dignos do Senhor de Todos os Dons: nosso Divino Criador!
(texto extraído do livro “O Código de Umbanda”, pág. 589.)

 Pai Rubens Saraceni.

Intolerância Religiosa ...


Nós, os prati­cantes e os segui­dores dos cultos afro-brasileiros, temos sido criticados de forma agressiva e intolerante desde que a Umbanda foi fundada e, se hoje são os neo-pentecostais que se destacam, antes eram os católicos que nos taxavam de “pagãos”, de atrasados, etc.
Tirando os excessos cometidos por pessoas despreparadas, ou mal preparadas para conduzirem as nossas “giras”, os médiuns umbandistas vêm dando o melhor de si para auxiliarem seus semelhantes com as mais diversas dificuldades, destacando-se entre elas as de fundo espiritual.
Não foram e não são poucas as pessoas que abdicaram das como­didades da vida profana e assumiram compromissos pelo resto de suas vidas com Deus e suas divindades só para poderem desenvolver suas faculdades mediúnicas, ordená-las e doutrinarem-se, para poderem ajudar o próximo, muitos também com problemas mediúnicos gravíssimos.
Mas este imenso e luminoso trabalho de caridade espiritual não só não foi reconhecido, como serviu para que os inimigos e os adversários da Umbanda (todos seguidores de outras religiões) sempre procurassem qualquer erro ou falha de um dos nossos para negar-nos qualquer crédito pelo auxílio prestado pela Umbanda aos neces­sitados.
E, de erro em erro, de falha em falha, de excesso em excesso, come­tidos por uma minoria, mas nunca es­quecidos ou relevados por nossos inimigos e adversários religiosos, a Umbanda (e todos os outros cultos afro-brasileiros) começaram a ser asso­ciados à prática do mal, associação esta feita por pessoas inteligentíssimas que dominam a neurolingüística e a lavagem cerebral das pessoas necessitadas do auxílio espiritual que a nossa querida Umbanda pode dar-lhes sem nada lhes exigir em troca.
Os nossos inimigos e nossos adver­sários, só viram falhas e erros e só têm boca para criticar e ofender-nos e para vilipendiarem a Umbanda e suas prá­ticas espiritualistas. Nunca elogiaram nossos acertos e nosso trabalho de caridade espiritual.
Criou-se um tal estado de intole­rância que os adeptos mais exaltados do neo-pentecostalismo acham-se no direito de perseguirem os umbandistas até nos ambientes de trabalho profissional, fazendo surgir no Brasil de todos os povos os ranços da intolerância inquisitorial e do nazifascismo.
– Pessoas são desclassificadas pa­ra empregos ou são dispensadas deles assim que os empregadores e os “chefes” (já salvos) ficam sabendo que são umbandistas.
– Crianças são segregadas em es­co­las se assumirem que são umbandis­tas.
– Imóveis não são alugados se for para abrir neles um Centro de Umban­da.
– Casamentos são desfeitos se um dos cônjuges tiver ou quiser desenvol­ver sua mediunidade.
– Namoros com jovens umbandis­tas nem pensar, na cabeça dos “já sal­vos”.
– Morar no mesmo quintal ou prédio com umbandistas, que horror!
São tantas as intole­râncias que, ou se oculta ou nega-se a crença em Olo­rum e nos Sagrados Orixás para poder viver em paz e sem ser excluído, segregado e ofendido continuamente só porque são médiuns.
Hoje, vivemos uma situação seme­lhante à do povo judeu na Europa pré-nazista, só faltando um “Hitler neo-pentecostal” assumir o poder para que aqui se comece a construir campos de concentração para esses loucos e des­vairados nos aprisionem neles e, tal como Hitler fez com os judeus, enviem-nos para câmaras de gás ou, tal como fizeram os inquisidores, queimem-nos nas suas “fogueiras santas” que, de santas não têm nada.
Lamentavelmente, esse é o quadro que nos chega continuamente através de relatos de irmãos umbandistas.
Mais do que nunca, é hora de dar­mos provas de nossa fé e, tal como Da­niel enfrentou os leões com sua fé e sua submissão a Jeová, temos que en­frentar as “hienas famintas de poder” com nossa fé e submissão a Olorum e aos Sagrados Orixás.
Não é hora de nos omitirmos ou de recuarmos em nossa fé, e sim, é hora de darmos nossa prova de fé.
Quanto às “hienas famintas de po­der”, não se preocupem com elas pois, tal como os sanguinários leões mesopo­tâ­micos, morrerão e irão para o inferno.
Tudo é questão de tempo, meus irmãos!
 
Jornal Nacional da Umbanda Por : Pai Rubens Saraceni.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Orixá.



Orixá Ancestral: É aquele que magnetizou o ser assim que ele foi gerado por Deus, e o distinguiu com sua qualidade original e natureza íntima, imutáveis e eternas.

Orixá de Frente: É aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz numa direção na qual o ser absorverá sua qualidade e a incorporará ás suas faculdades abrindo-lhes os novos campos de atuação e crescimento interno.

Orixá Ajuntó: É aquele que forma par com o Orixá de Frente, apassivando ou estimulando o ser, sempre visando seu equilíbrio íntimo e crescimento interno permanente. 

• A boca só fala o que o coração está cheio.
• O reino dos céus não está no passado, nem no futuro, mas sim no momento presente.
• Ninguém pode voltar no passado para fazer um novo começo, mais todos podem começar agora e fazer um novo final.
• Não somos seres humanos que estão passando por uma experiência espiritual, somos seres espirituais que passamos por uma experiência humana.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Amor


As pessoas se sentem muitas vezes rejeitadas porque antes mesmo de elas darem algo, já existe a expectativa. Se a expectativa não for satisfeita, elas se sentem rejeitadas. É a expectativa que está criando problema, não o amor.
Dê amor sem qualquer corda amarrando-o.
Dê o amor pelo puro prazer de dar. Alegre-se dando-o.
O pássaro, ao cantar distante, não se preocupa se alguém está gostando ou não. A estrela distante - Você pensa que ela está preocupada se um poeta está escrevendo um lindo poema sobre ela ou se um grande pintor está pintando-a, ou se um fotógrafo ou astrônomo estão preocupados com ela? A estrela não está interessada nisso. Sua alegria está em continuar brilhando.
Simplismente abra seu coração... E abra-o totalmente, sem qualquer expectativas ou condições.
É certo que ele alcançará o coração certo, isto sempre acontece.
E você está me perguntando - Seria este o tempo e o lugar para abrir o meu coração totalmente?
Todo tempo e todo lugar é o lugar certo!... Você esperou tempo demais, não espere mais. Esse é o tempo! Nunca confie no momento seguinte; o amanhã nunca vem.
É agora ou nunca!

"Deus não impôs aos ignorantes a obrigação de aprender, sem antes ter tomado dos que sabem o juramento de ensinar."

domingo, 4 de setembro de 2011

Ser umbandista...

Ser Umbandista é amar a Deus acima de todas as coisas!!!


Ser Umbandista é amar a natureza e
respeitá-la, pois Deus está lá!!!

Ser Umbandista é reconhecer que os Orixás são Potências de Deus, Divindades, que manifestam as qualidades do Criador de tudo e de todos!!!

Ser Umbandista é ser amante da sabedoria, da virtude, da justiça e da humanidade!!!

Ser Umbandista é
ser amigo dos pobres, dos desgraçados que sofrem, dos que choram, dos que têm fome e clamam pelo direito de justiça!!!

Ser Umbandista é
querer a harmonia das famílias, a concórdia dos povos, a paz do gênero humano!!!
Ser Umbandista é levar para
o terreno prático, aquele formosíssimo preceito de todos os lugares e todos os séculos, que diz com infinita ternura aos homens de todas as raças, desde o alto de uma cruz e com os braços abertos ao mundo: “Amai-vos uns aos outros, formai uma só família, sede irmãos!!!

Ser Umbandista é pregar a tolerância; praticar a caridade sem distinção de raças, crenças ou opiniões, é lutar contra a hipocrisia e o fanatismo!!!

Ser Umbandista é viver para a realização da Paz Universal, tendo pelos encarnados o mesmo respeito que se dedica aos
desencarnados!!!

Ser Umbandista é ter uma crença religiosa sem tabus ou preconceitos, fundamentada na ética e no bom senso, sem ferir os valores dos bons costumes!!!

Ser Umbandista é respeitar a máxima que diz “somos imagem e semelhança de Deus”, vendo Deus na presença do semelhante e em nós, através de nossas virtudes de Fé, Amor, Conhecimento, Justiça, Lei, Evolução e Geração!!!

Ser Umbandista é dar de graça o que de graça recebemos!!!



E na Gira da vida, em cada Linha uma batida. Axé.

sábado, 3 de setembro de 2011

Exu-mirim.



Na religião de Umbanda existe uma linha muito pouco comentada e compreendida, sendo por isso mesmo muitas vezes deixada "de lado" dentro dos centros e terreiros. É a linha de Exu Mirim.

Tabu dentro da religião, muitos poucos trabalham com essas entidades tão controvertidas e misteriosas, chegando ao ponto de, em muitos lugares, duvidar - se muito da existência deles.

Na verdade, Exu Mirim é mais uma linha de esquerda dentro do ritual de Umbanda, trabalhando junto com Exu e Pombagira para a proteção e sustentação dos trabalhos da casa. Não aceitar Exu Mirim é proceder como em casas que não aceita - se Exu e Pombagira, mas que a partir do astral e sem que ninguém perceba, recebem a sua proteção. Afinal, "se sem Exu não se faz nada, sem Exu Mirim menos ainda".
Dentro da Umbanda não acessamos nem cultuamos diretamente o Orixá – Mistério Exu, mas sim o ativamos através de sua linha de trabalho formada por espíritos humanos assentados a esquerda dos Orixás. Também assim fazemos com o mistério Exu – Mirim, pois o acessamos através da linha de trabalho Exu – Mirim, formada por "espíritos encantados" ligados a essa divindade regente.

Os Exus Mirins (entidades) apresentam - se como crianças travessas, brincalhonas, espertas e extrovertidas. Não são espíritos humanos, pois nunca encarnaram, são “encantados” vivenciando realidades da vida muito diferentes da nossa.

Apesar de serem bem “agitados”, sua manifestação deve estar sempre dentro do bom - senso, afinal dentro de uma casa de luz, uma verdadeira casa de Umbanda, eles sempre manifestam - se para a prática do bem sobre comando direto dos Exus e Pombagiras guardiões da casa.

Podemos dizer que os Exus e Pombagiras estão para os Exus - Mirins como os Pretos - velhos estão para as crianças da Linha de Cosme e Damião.


Trazem nomes simbólicos análogos aos dos "Exus - adultos", demonstrando seu campo de atuação, energias, forças e Orixás a quem respondem. Assim, temos Exus - Mirins ligados ao Campo Santo: Caveirinha, Covinha, Calunguinha, Porteirinha, ligados ao fogo: Pimentinha, Labareda, Faísca, Malagueta, ligados a água: Lodinho, Ondinha, Prainha, entre muitos e muitos outros, chegando ao ponto de termos Exus - Mirins atuando em cada uma das Sete Linhas de Umbanda.

Quando respeitados, bem direcionados e doutrinados pelos Exus e Pombagiras da casa, tornam – se ótimos trabalhadores, realizando trabalhos magníficos de limpeza astral, cura, quebras de demandas, etc. Utilizam – se de elementos magísticos comuns à linha de esquerda, como a pinga (normalmente misturado ao mel), o cigarro, cigarrilhas e charutos, a vela bicolor vermelha/preta, etc.

Uma força muito grande que Exu – Mirim traz, é a força de “desenrolar” a nossa vida (fator desenrolador), levando todas as nossas complicações pessoais e “enrolações” para bem longe. Também são ótimos para acharem e revelarem trabalhos ou forças "negativas" que estejam atuando contra nós, "desocultando -as" e acabando com essas atuações.


sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Giras de Setembro

Divindades de Olorum. (Rua: Senador Feijó 504 - Vila Matias, Santos - SP)

GIRAS DE SETEMBRO

01/09 - GUARDIÕES EXÚ, POMBA-GIRA, MIRINS

05/09 - PRETO-VELHOS, BAIANOS, OBALUAÊ

08/09 - NÃO HAVERÁ GIRA (FERIADO)

12/09 - PRETO-VELHOS, BAIANO, LINHA DO MAR

15/09 - OGUM, CABOCLO

19/09 - PRETO-VELHO, BAIANO, FEITICEIROS

22/09 - CABOCLOS, BOIADEIROS

27/09 - FESTA PARA OS ERÊS

30/09 - CABOCLOS, XANGÔ, YANSÃ

Religiões X Magia



Livro "Legião"

Robson Pinheiro pelo espírito Ângelo Inácio

Pag. 221 - 1º Parágrafo.

"Agora, com relação à abordagem dos magos negros, não há como se furtar ao entendimento de alguns fatores centrais. Por exemplo, esses espíritos se revestem de campos de força de natureza distinta, para fins de proteção, aglutinação das células perispituais e deflexão da luz, entre outras funções, o que causa invisibilidade e faz com que os médiuns nem ao menos os percebam em suas reuniões. Há ainda outros elementos dos quais se utilizam como instrumentos para a consecução de seus planos sombrios, além dos que já mencionamos. Como você afirmou, Angelo, o desenvolvimento da metodologia do processo obsessivo por parte desses espíritos nos leva fatalmente à necessidade de desenvolver procedimentos desobsessivos à altura, atualizando a forma e o conteúdo de nossas possibilidades. E repare que isso é tão somente reagir às sombras, quando o ideal que perseguimos é anteciparmo-nos à sua ação nociva e maligna."

Explicações do Preto Velho Pai João Cabri ao espírito Ângelo Inácio sobre a necessidade de novas armas do astral superior no combate aos magos negros vivos na carne ou vivos em espírito que estão sempre atualizando suas tecnologias nos processos obsessivos.

A magia divina surgiu no fim do século passada justamente para ser a grande arma de combate aos magos negros, ocupando um espaço que está além dos limites impostos a umbanda sagrada, vindo a atualizar os procedimentos na luta permanente do bem contra o mal.

Isto foi necessário em função de o astral superior estar sempre nos instrumentando na medida de nossas necessidades, ou seja, quando os magos negros (encarnados ou desencarnados) pensaram estar vencendo a batalha do bem contra o mal, os sustentadores da vida eterna em hamornia, nos instrumentou com uma nova arma capaz de vencê-los naquilo que eles se achavam imbatíveis.

Magia Divina- 21 graus principais

Mestre Seiman Hamiser Yê - Psicografado por Rubens Saraceni.